top of page

Mesoterapia – O que é?

Também conhecida como Intradermoterapia, a Mesoterapia é uma técnica que usa a aplicação de enzimas e/ou outras substâncias com o objetivo principal de queima da gordura localizada.

A técnica foi desenvolvida na França em 1952 pelo médico Michel Pistor, e é a amplamente utilizada na medicina estética por se tratar de um procedimento minimamente invasivo. 

Foi considerada uma uma revolução no mundo estético, pois através da Mesoterapia é possível usar diversas combinações  de vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos que podem ser aplicados direto no local a ser tratado através de injeções.

Alguns especialistas afirmam que os resultados da mesoterapia corporal podem ser melhores que os de uma lipoaspiração, a única desvantagem seria o tempo gasto no tratamento, já que a lipoaspiração remove a gordura de uma forma muito mais rápida e eficaz. 

Dr. Pistor, Desde que a observação clínica o levou a relacionar a profundidade da injeção com o aumento do efeito benéfico da droga, e porque foi administrada por via intradérmica (derivada da segunda folha blastodérmica, o mesoderma) e atuou em órgãos que tinham essa mesma origem embriológica definiu

sua técnica com o nome "Mesoterapia" e simplificou sua definição com o aforismo "pouco, raramente, no lugar certo". "Pouco" refere-se à pequena quantidade de procaína necessária para obter uma resposta terapêutica; "Raramente" é justificado porque a procaína administrada adquire um valor terapêutico adicional, mantendo sua eficácia por mais tempo e permitindo sua administração mais distante  quando seus efeitos são aprimorados; “No lugar certo” resume a ideia original de aproximar o medicamento o mais próximo possível do local acometido.

Benefícios da Mesoterapia

1- Redução de medidas

A aplicação ajuda na eliminação da gordura local e os resultados são visíveis após duas aplicações dependendo do caso.

Duas ou quatro aplicações geralmente são suficientes, mas a quantidade de aplicações pode aumentar dependendo da área a ser tratada.

2- Redução de celulites

De acordo com o medicamento aplicado, aumenta-se o metabolismo no local e causa uma melhora na circulação para facilitar a eliminação através da drenagem linfática.

3-Redução de estrias

A aplicação de determinadas substâncias estimula a produção de colágeno na região tratada e ativa a circulação local auxiliando a regeneração das lesões das estrias tanto vermelhas quanto as brancas.

4-Rejuvenescimento facial

Neste caso a aplicação ajuda a suavizar as rugas e marcas de expressão. Cerca de quatro sessões são suficientes para um resultado satisfatório

5- Calvície

São aplicados compostos vitamínicos específicos no couro cabeludo a fim de diminuir a calvície, a queda de cabelo e estimular o crescimento e fortalecimento de fios.

A técnica ainda pode ser aplicada nos músculos, para tratamento de dores e inflamações musculares. Neste caso normalmente são aplicadas substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas. 

Terapia Injetável

A terapia injetável  foi elaborado e apresentado por Stephanie Saunders FCSP FSOM em 1995 e foi o primeiro curso a fornecer treinamento em terapia por injeção para fisioterapeutas credenciados no Reino Unido. Desde então, vários milhares de médicos, incluindo osteopatas, quiropráticos e podólogos, participaram do treinamento nessa habilidade.  

O curso cobre técnicas para condições musculoesqueléticas periféricas comuns baseadas em conhecimento anatômico e diagnóstico diferencial preciso, e oferece precauções de segurança essenciais junto com conselhos adicionais apropriados para prevenção de recorrência. Importante o conhecimento da  anatomia, pois  fornece habilidades vitais na colocação apropriada da agulha. O livro mais vendido, Injection Techniques in Musculoskeltal Medicine, de Stephanie Saunders e Steve Longworth, 

Focos do programa de técnica injetável para fisioterapeutas : 

 

  • A técnica presenta aos fisioterapeutas já competentes em medicina musculoesquelética as habilidades avançadas da terapia de injeção

  • atualizar na literatura relevante sobre o assunto

  • para revisar a anatomia funcional e de superfície relacionada à colocação da agulha

  • instruir nos princípios da farmacologia dos medicamentos utilizados

  • aconselhar sobre as indicações e contra-indicações da terapia de injeção

  • treinar no uso prático de injeções no tratamento de lesões articulares e peri-articulares periféricas comuns

  • para esclarecer as considerações legais e éticas da terapia de injeção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEDICAMENTOS PARA INJETÁVEIS

Atualmente os fisioterapeutas Brasileiros utilizam os medicamentos anti-homotóxicos que possuem propriedades diversas. Podemos destacar que o mecanismo de ação são identicos aos dos medicamentos chamados de alopáticos. Podemos citar alguns medicamamentos como o Traumeel, que tem indicação para inflamação de tecidos moles. Outro produto bastante utilizado é o Zeel indicado para osteoartroses e artrites aritculares. O Spascupreel , Outro medicamanto utilizado para para espasmo musculares. Nervoheel, já é indicado para patologia envolvendo disfunção neural.

MESOTERAPIA

 Quando inoculamos estes produtos de forma superficial estamos realizando a mesoterapia , que fica restrito a epiderme e tecido adiposo (em casos de enzimas lipolíticas por exemplo) . Porém ao realizar de forma profunda em musculos ,  tendões, bursas, nervos, intra articular , estamos então realizando a mesoterapia segundo Dr. Pistor atingindo os tecidos oriundos do mesoderma. A Terapia Injetável , parecido com as "infiltrações" , seguem  critérios propedêuticos de diagnóstico ortopédicos para  inocular o produto em local adequado. CORTICÓIDES, em alguns casos graves,  poderia também ser usado os corticosteróides, como a Dexametasona  e Triancinolona hexacetonida*, apenas para inoculacões profundas. Vale salientar que estes são proibidos para atletas em competição por motivo de dopping, porém , o mesmo não ocorre com os anti- homotóxicos. Vale salietar que  os anti-homotóxicos não são particulados e podem ser usado de forma endovenosa ou Inalação, juntamento com o cloridrato de procaina a 0,7%, que produzirá um exelente efeito para multiplas aplicações , de acordo com o medicamento utilizado.

TERAPIA INJETÁVEL/MESOTERAPIA

trigger points do ECM - Cefaléia.png
trigger points.jpg
Aplicação  em ECM para tratamento da Dor Miofacial
bottom of page